Identificação de recolhimentos patronais indevidos de INSS
Esclarecimentos sobre o tema:
O INSS é o instituto responsável pelos pagamentos de aposentarias decorrentes dos valores arrecadados pela Previdência Social.
Porém, em alguns casos, as empresas, por falta de informação, acabam por recolher tributos a mais, caracterizando-se recolhimentos patronais indevidos.
Isso acontece porque nem todas as verbas recebidas pelo empregado sofrem os descontos relacionados à previdência social. A incidência destes se dá apenas nas verbas que representem contraprestação de trabalho, excluindo-se, assim, as de caráter indenizatórios.
O STF e o STJ entendem que a contribuição trabalhista recolhida pela Receita Federal ao INSS não deve levar em conta determinados abonos e benefícios pagos pela empresa.
São eles:
O que fazer caso ocorra o recolhimento indevido?
Caso isso ocorra, as empresas poderão pedir a desoneração dos valores em sua folha de pagamento, além da possibilidade de reaver os valores recolhidos indevidamente nos últimos cinco anos.
Essa restituição dos valores se dará por meio de abatimentos em contribuições futuras até o exaurimento do valor devido, restaurando-se assim a integralidade do valor pago destinado a previdência.
Mediante o exposto, as empresas devem buscar auxílio de profissionais capacitados para que avaliem os valores que deverão ser reavidos nos últimos cinco anos de recolhimento indevido.
Por que nos contratar?
Como nós podemos te ajudar?
Garanta cálculos perfeitos e sem margem de erro em seus processos judiciais, para proporcionar a justiça financeira que seu cliente merece.
Oliveira Guimarães
Copyright © 2024 All rights reserved.